sábado, 25 de agosto de 2007

Formação de Professores


RESISTÊNCIA EM FUNÇÃO DA ACOMODAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL.
" O computador traz uma mudança muito profunda na prática pedagógica, desestabiliza aquele professor que já está na escola há vinte anos, trabalhando daquela forma e que acha que está dando certo, então, por que vai mudar?" ( A.C.)

Comentário: Ainda hoje, essa resistência persiste não só na prática dos professores com mais tempo de escola, mas também com muitos professores jovens. Percebo que o investimento na capacitação profissional do docente tem ficado muito a desejar.Os motivos são variados, mas a falta de tempo, ou não ter recursos financeiros são os mais usados. Muitos não percebem que a atualização, ou a evolução tecnológica são ferramentas para o bom desenvolvimento da sua profissão, e que as vantagens do trabalho são positivas e satisfatórias tanto na vida profissional quanto na pessoal. Hoje, na sociedade em que vivemos, é impossivel não utilizar os recursos do computador para realizar atividades básicas, por exemplo: as movimentações bancarias.

Gestão democrática

A gestão democrática não pode ser uma proposta de democratizar apenas a esfera da administração da escola. É fundamental que atinja todas as esferas da escola e chegue à sala de aula. Enquanto a democracia não chegar ao trabalho de sala de aula, a escola não pode ser considerada democrática. A sala de aula não é só lugar do conteúdo, é também o lugar da disputa pelo saber, é o lugar da construção da subjetividade, é o lugar da educação política.